Laboratório alemão Biotec comprova eficácia do Luxibel B Air v2 na eliminação do Coronavirus

Em maio de 2020, Luxibel lançou os seus primeiros dispositivos UVC para desinfecção de ar e superfícies. Entretanto, estes sistemas já foram vendidos em mais de 20 países para as mais diversas aplicações: desde salas de prática médica, a escritórios, clubes desportivos, hotéis e restaurantes. 

A pedido da Luxibel, o laboratório de pesquisa alemão Biotec realizou um extenso estudo sobre a segurança e eficácia do purificador de ar B AIR V2 UVC. Um coronavírus substituto inofensivo (MS2), que é anatomicamente semelhante à variante SARS-CoV-2, foi usado para este teste. A partir das medições, ficou claro que o ar estava 99,994% limpo após uma única passagem pelo dispositivo: o RNA do vírus é danificado pela forte luz UVC no invólucro fechado do B AIR V2 a tal ponto que o vírus é completamente neutralizado. Após uma hora de operação, mais de 90% das partículas de vírus numa sala fechada de 11,37 metros cúbicos tornaram-se inofensivas. Após 24 horas, nenhum vírus ativo foi encontrado nesta sala. 

O estudo também se concentrou na segurança dos dispositivos: a radiação UVC não é adequada para a exposição humana. Concluiu-se que nenhuma radiação UVC prejudicial pode ser medida no exterior do Luxibel B AIR V2. Também foi estabelecido que as fontes de luz Signify não geram ozono.

Desde 22 de maio de 2021 que os fabricantes na Bélgica têm de seguir certas regras para a comercialização de sistemas de purificação de ar contra a Covid-19. Essas regras estão estabelecidas em  portaria ministerial e devem proporcionar uma melhor visão e controlo do fornecimento. Este decreto define os padrões que os sistemas de ventilação de espaços públicos devem cumprir e proíbe os sistemas que representam um risco para a saúde. O Luxibel B AIR V2 foi registado, inspecionado, aprovado e anunciado como um sistema de purificação de ar certificado na luta contra a Covid-19.

Tendo em vista o outono e o inverno, o governo belga (FPS Public Health) quer prestar atenção à qualidade do ar interno em áreas públicas. Não há obrigação de empresas, instituições e gestores de espaços públicos instalarem sistema de ventilação. No entanto, existem obrigações para atingir certos padrões de qualidade do ar. Um sistema de purificação do ar é uma das opções para atender a esses padrões.

O Conselho Superior de Saúde recomenda ventilação para limitar a transmissão aérea de Covid-19 em espaços públicos. Ao mesmo tempo, também avisa que nenhum sistema de purificação de ventilação pode garantir um ar 100% livre de vírus. Respeitar as regras básicas, como usar máscara, lavar as mãos, limpar superfícies e manter a distância necessária é, portanto, essencial.

B AIR V2Luxibel B Air v2 - Garrett UVC

• 2x lâmpadas Philips TUV 55W HO
• Rendimento: 117m³/h
• LxAxP: 115 x 18 x 23,5cm   • Peso: 11,1 kg
• Consumo: 129W • IP20
Especificações PDF

Conheça todas as soluções Luxibel em https://garrett.pt/uvc/
Posted in Notícias, Uncategorized.