03 - Hotéis e Resorts (Quartos, Centros de Congresso, Zonas Comuns e Outros Espaços)

Portugal tem experienciado nos últimos anos um forte investimento do mercado hoteleiro. Desde os Hostels low-budget, aos Hotéis e Resorts de 5 estrelas, existe sempre a necessidade de um projeto audiovisual que satisfaça as necessidades do staff do hotel e claro, as necessidades dos clientes.

3.1 - Quartos

Os atuais clientes de hotel esperam encontrar num quarto o mesmo conforto que tem em sua casa, e os grupos hoteleiros têm vindo nos últimos anos a dedicar mais atenção a pormenores que possam ser diferenciadores. Os sistemas audiovisuais são agora mais relevantes, e nos hotéis mais sofisticados, podemos encontrar:

Sonorização com colunas de embutir ou protuberantes, com ligação a módulo Bluetooth para que o cliente ligue o seu smartphone e ouça a sua musica, através dos seus ficheiros locais ou pelo seu spotify. Sonorização de casas de banho com colunas à prova de humidade. Integração do sistema sonoro com o sistema de imagem. Sistema de controlo multi-zonas.

Sistema de TV com possibilidade de controlo de fontes e conteúdos através de smartphone.

Iluminação e Sombreamento facilmente controláveis através de comandos simples ou touch-panels.

Integração - Todos estes sistemas podem ser controlados para um sistema centralizado e abrangente.

 

3.2 - Zonas Comuns (Átrios, Corredores e Espaços de Espera )

Estes espaços, em termos de sistemas audiovisuais, terão de cumprir duas funções claras: Por um lado o entretenimento com som e imagem, e por outro lado a função de informação e segurança.

Som ambiente, Public-Address e Evac. Todo o sistema de som poderá estar integrado numa central, onde o sinal poderá vir de diferentes fontes. Desde os reprodutores de media, até às consolas de microfone pelas quais o staff do hotel poderá fornecer informações importantes aos clientes.

Iluminação e Sombreamento com controlo manual centralizado, controlo programado ou controlo inteligente através de 2 variáveis principais: luz exterior e presença de clientes no espaço a iluminar (sensores de luz/sensores de movimento/sensores de presença).

Digital Signage – Apresentação de conteúdos audiovisuais em rede, normalmente com gestão de conteúdos centralizada. Suporte em ecrãs ou video-walls de Plasma/LCD/LED, que transmitem informação útil sobre o funcionamento do hotel, horários do bar, restaurante ou piscina, menus, ações promocionais, previsões do tempo, noticias, etc.

Integração - Todos estes sistemas podem ser controlados para um sistema centralizado e abrangente.

3.3 – Salas de Conferência e Salas de Reunião

Os hotéis de maior dimensão, têm feito nos últimos anos uma forte aposta na oferta de espaços e logística apropriada para congressos, convenções, palestras, etc. É mais um modelo de negócio dentro do negócio da hotelaria, que tem tido bastante sucesso, nomeadamente em território nacional. A Garrett apresenta várias soluções para estes espaços, tanto a nível de projeto e integração, como em termos de equipamentos.

Sistema de Conferencia e Gravação Digital - Uma série de bases de microfones interligados e geridos por uma central de forma a tornar audível a intervenção dos oradores em reuniões, palestras ou conferências. Estes microfones poderão ser conectados via wireless, ideal para instalações antigas onde a cablagem seria intrusiva, ou por cabo para instalações pouco datadas ou de raiz. Estes sistemas podem também ser interligados com microfones de mão ou de lapela. O som de saída pode ser reproduzido em colunas e teto ou de parede, ou mesmo por auscultadores individuais.
A Gravação Digital poderá complementar os Sistemas de Conferência. A flexibilidade é total, podendo os ficheiros gravados estar indexados ao nome do interveniente na reunião, ou simplesmente serem adicionadas notas escritas nos momentos mais pertinentes e ao segundo.

Sistema de Tradução Simultânea - Um sistema que agiliza o trabalho de tradução do discurso dos oradores, para que a audição por parte da plateia seja possível ser feita em diferentes idiomas. A integração poderá ser feita com os sistemas de conferência.

Sonorização - Os equipamentos áudio a serem instalados terão de assegurar a inteligibilidade da voz dos utilizadores destes espaços, caso seja essa uma das funções do sistema de som. De qualquer modo, asseguramos sempre uma instalação sóbria e de alta-qualidade, com colunas de teto, de parede ou fixas com suporte protuberante. As condições do espaço condicionarão sempre o modelo da coluna, como por exemplo a existência ou não de tetos/paredes falsas. A sonorização, caso o cliente pretenda, pode ser feita em mais que uma zona pelo mesmo sistema. Em salas de dimensões generosas, poderá haver a possibilidade de as dividir em 2 ou 3 zonas distintas, colocando o sistema de som a gerir de forma independente essas espaços.

Imagem - A imagem de grande formato tornou-se imprescindível nos espaços desta natureza. Para a apresentação de vídeos, imagens estáticas ou “PowerPoints”, será sempre imprescindível a instalação de um sistema prático e não intrusivo. Os video-projetores e telas com recolha elétrica ou os ecrãs LED profissionais de grande formato são sempre as soluções mais interessantes, embora a Garrett disponha de uma extensa oferta de forma a adaptar-se às necessidades do cliente.

Iluminação e Sombreamento - O controlo de iluminação poderá ser em último caso, uma gestão de luz artificial e natural. A Garrett garante neste caso controladores dedicados ou integrados num sistema mais amplo, para gerir a quantidade e a intensidade dos focos/projetores de luz, e/ou gerir a abertura das cortinas mecanizadas. Poderão ser definidos vários cenários de iluminação. Por exemplo o cenário “X” de baixa luminosidade adequado para a apresentação de um video na tela/projetor da sala, ou um cenário “Y” para videoconferência onde convém que os rostos dos participantes estejam devidamente iluminados. Todo este controlo dos cenários de iluminação poderá ser feito através de controlos de parede, smartphones/tablets, módulos de mesa, ou módulos dedicados wireless.

Módulos de interligação - Para rapidamente ligar um cabo HDMI para transmitir o ecrã do portátil para o videoprojector, ou simplesmente ligar uma tomada elétrica ou USB para fornecer conteúdos. A Garrett apresenta na sua oferta uma série de módulos de multi-conexão que se integram visualmente com o mobiliário da sala, e que interligam os dispositivos multimédia da sala.

Controlo e Integração - Para que a gestão de todas as soluções acima descritas não se torne demasiada dispersa e complexa, existe a possibilidade de integrar a gestão de todos estes automatismos em plataformas flexíveis e intuitivas. A partir de um ecrã torna-se possível descer um video-projetor do teto ao mesmo tempo que a tela se desenrola suavemente. Ativar os diferentes cenários de iluminação conjugando as luzes elétricas com as cortinas das janelas (estores). Selecionar a fonte de som ou de video, controlar o DVD ou pausar a reprodução do ficheiro MP3.
Tudo é possível, tudo é personalizável e a Garrett tem o equipamento e o know-how para implementar este tipo de soluções.

 

3.4 – Restaurante / Ginásio / SPA 

Alguns hotéis incluem na sua oferta o serviço de Restaurante, disponível a clientes e não-clientes, ou mesmo outros serviços mais exclusivos como Ginásio, Piscina ou SPA.

Para saber quais as soluções de que dispomos para estes espaços, consulte o ponto
04 - Restaurantes/Lojas/Ginásios/Museus

3.5 – Fachadas (iluminação Arquitectural)

O conceito arquitectonico de um hotel, passa também pelo conceito que o hotel quis definir para si. A iluminação arquitetural das fachadas (mas também dos interiores), faz também parte desse conceito ou pretende enfatizá-lo. A Garrett tem vários anos de experiencia neste mercado, tendo já instalado um sem-número de equipamentos como focos, barras ou tubos de led, em variados edifícios, dando-lhes corpo e cor.

Quer obter informações

adequadas ao seu projeto?

Contacte-nos através do

telefone 214 180 134,

ou preencha o nosso

formulário de contacto.





Nome (obrigatório)

Empresa

E-mail (obrigatório)

Telefone

Mensagem