Um milhão e meio de pessoas reuniram-se no principio de Agosto de 2023 no Parque Tejo para assistir às mais importantes celebrações da 37ª Jornada Mundial da Juventude, num evento impar em termos logísticos e audiovisuais.
Para este evento, a experiente empresa portuguesa Auditiv foi a responsável pela captação, amplificação e distribuição de som no Palco Tejo. Esta distribuição incluiu a entrega de sinais ao Host Broadcast (RTP) em formato multipista e também para as 109 torres de delay espalhadas pelos 1Km2 de recinto
Para isso foi montado um sistema de dois loops Optocore com mesas e racks DiGiCo, e um terceiro anel para interligações entre os dois loops e o TV Compound.
Todos os sinais foram transportados do palco em dispositivos Optocore - alguns inseridos nas consolas DiGiCo, outros operando de forma autónoma. Os módulos Optocore foram amplamente usados para compartilhar e entregar sinais MADI por meio de switches Optocore M12 e um DD4MR-FX adicional para troca bidirecional de sinais MADI entre as racks e o estúio móvel.
Daniel Bekerman da Auditiv afirmou: “Escolhemos a Optocore pela sua fiabilidade comprovada e ficamos totalmente satisfeitos com os sistemas e o seu desempenho”.
Não é a primeira vez que a Optocore está envolvida na visita do Papa a uma "Jornada Mundial da Juventude". Em 2016, as suas redes foram amplamente implantadas em dois locais na Polónia – em Cracóvia e Brzegi.
Leia aqui a artigo na revista Light & Sound International - LSI https://www.lsionline.com/optocore-helps-deliver-pope-s-message-to-1-5m