A bela cidade do Porto, localizada no norte de Portugal, é rica em história; com a região costeira mudando de mãos várias vezes ao longo dos séculos. Este período foi talvez o mais transformador para a cidade com o próspero comércio de vinho, impulsionando o desenvolvimento urbano e administrativo. A fascinante evolução da arquitetura barroca e neoclássica da cidade está diretamente ligada ao sucesso do comércio de vinhos. Para enaltecer a história da região e da indústria, foi projetado um “quarteirão cultural” denominado World of Wine (WOW), com um investimento total superior a 100 milhões de euros.
Este complexo é composto por um conjunto de museus, restaurantes e bares onde se faz uma viagem imersiva pelo património da indústria portuária da região. A dimensão da infraestrutura é impressionante - é um espaço cheio de coisas novas e emocionantes para fazer, explorar e aprender. A equipa de gestão do espaço decidiu que queria instalar um sistema de áudio abrangente e de qualidade superior para guiar as pessoas pelas várias exposições e oferecer as paisagens sonoras imersivas que ajudam a tornar o local único. As colunas Genelec foram a escolha natural, oferecendo a sua característica combinação de qualidade áudio de estúdio, flexibilidade e fiabilidade - o resultado de décadas de engenharia de precisão.

"O projeto é excecionalmente vasto, com mais de 400 colunas Genelec."

Museus, Restaurantes e Bares fazem uma viagem pelo património da região vitivinícola do Porto e Douro 

O projeto é excecionalmente vasto, com mais de 400 colunas Genelec utilizadas em todos os espaços. O briefing era simples: construir uma experiência interativa que atraia, entretenha e eduque visitantes sobre vários temas da história cultural de Portugal. O distribuidor local da Genelec, Garrett Audiovisuais - especialistas em fornecer sistemas AV completos - garantiu o contrato e especificou uma extensa lista de equipamentos Genelec, e a Gema Digital foi a responsável pela criação da maioria das experiências do museu, desde o início até à gestão global do projeto, incluindo a storytelling, produção multimédia, instalação, execução e manutenção dos sistemas AV. A Gema Digital é especializada no desenvolvimento de experiências imersivas e interativas pioneiras para eventos, ativações de marcas e museus, com um portfólio que combina mais de 2.000 projetos em 14 países diferentes. Esse portfólio de projetos é tão amplo quanto rico, incluindo realidade virtual, realidade aumentada, hologramas, instalações interativas, aplicações multitouch, mapeamento de vídeo e salas 4D. No WOW, o som desempenhou um papel fundamental na criação de uma experiência altamente envolvente para o visitante.
Como refere Francisco Brandão, da Gema Digital: “Havia uma aparente necessidade de usar o sistema de som para refletir e transmitir certas emoções e configurações ao longo das experiências. Em cada espaço são apresentados ambientes completamente diferentes, e era necessário que o design sonoro refletisse essa mudança de dinâmica.” Ainda nesta linha, Francisco Brandão destaca a importância do som como componente imersivo e o seu efeito direto no ambiente de uma sala. Ao caminhar pelo World of Wine (WOW), os sons especificamente projetados envolvem os visitantes por todos os ângulos, com a perfeita clareza e definição que está associada ao nome Genelec.
Uma das coisas maravilhosas do WOW é a diversidade de experiências oferecidas. O espaço contempla sete experiências museológicas diferentes, e vários restaurantes, bares e lojas onde os visitantes podem comprar alguns dos produtos que acabaram de conhecer. A Gema Digital concebeu e desenvolveu quatro experiências museológicas: “The Wine Experience”, “Planet Cork”, “Porto Region Across the Ages” e “The Chocolate Story”, todas diferentes em forma e tamanho, o que obrigava a Genelec a fornecer uma vasta gama de modelos à medida de cada espaço, tanto do ponto de vista acústico quanto estético.
Nove modelos diferentes foram utilizados ao longo do projeto, incluindo todas as variações da série 4000, dependendo da escala da sala. As colunas Genelec foram escolhidas principalmente para as exposições onde o seu detalhe e alta inteligibilidade podem destacar-se. Por exemplo, os sistemas de som surround 7.1 localizados nos auditórios “Porto Region Across the Ages” e “The Wine Experience” são constituídos exclusivamente por colunas Genelec.

“Qualidade de som de estúdio, flexibilidade e fiabilidade fizeram da Genelec a escolha natural.”

Raul Fernandes, Diretor de Vendas da Garrett Audiovisuais, fala sobre o processo de decisão: “Quando fomos consultados pela Gema Digital sobre este projeto, eles deixaram claro que precisavam de um tipo de coluna que se adaptasse aos diferentes tipos de salas e aplicações, mas que fosse muito discreta. A assinatura sonora cristalina da Genelec é omnipresente em todos os seus modelos, mas há diferenças subtis nas escolhas para cada ambiente.” Ele continua: “É por isso que sugerimos uma combinação de modelos da série Architectural e 4000, pois eles podem ser ajustados muito facilmente à acústica do espaço, contornando as dificuldades geralmente presentes em edifícios mais antigos ou com materiais que criam muita reverberação - o que é especialmente útil numa instalação tão grande.”
Além do desempenho sonoro, era importante que as colunas combinassem perfeitamente com o ambiente. Portanto, os modelos AIC25 da Genelec instalados no teto predominam nesta instalação; escolhidos pela sua subtileza e versatilidade, a Gema Digital instalou 192 unidades em todo o complexo. A amplificação para cada AIC25 é fornecida por meio de um módulo amplificador remoto RAM2, que também permitiu que os técnicos ajustassem a resposta de frequência das colunas e levassem os AIC25s a se imiscuírem no ambiente, em todos os sentidos da palavra.
Noutras aplicações, os modelos de maiores dimensões exigiram uma colocação mais discreta e criativa. Francisco Brandão explica que “na secção Guerra Civil de ‘Porto Region Across the Ages’, decidimos esconder o subwoofer activo de parede Genelec 5041A na cenografia, mais concretamente na chaminé”. Ele continua: “Da mesma forma, na selva de ‘The Chocolate Story’ tomamos a decisão criativa de posicionar as colunas atrás da parede de vegetação para dar a sensação de que existem ali animais escondidos, simulando um ambiente de selva vibrante e transmitindo uma sensação de imersão de 360°.”
O WOW é o exemplo perfeito de como museus e outras atrações semelhantes podem adotar a tecnologia AV para aprimorar a interatividade e o elemento imersivo das suas exposições – dando vida às experiências tanto educacionais como culturais.

World of Wine GENELEC Case Study - Versão Portuguesa.
Versão original em genelec.com/-/reference/genelec-fortifies-world-of-wine-with-immersive-sound

Conheça mais projetos Genelec em Portugal em garrett.pt/genelec/
ou um pouco por todo o mundo em genelec.com/en/references

Quantidade e modelos usados

Posted in Genelec, Museu / Biblioteca, Noticias4, Novidades, Portfolio, Portfolio+Fornecimentos, Restauração, Uncategorized and tagged .